domingo, 4 de dezembro de 2022

A Ideologia alemã

    Marx e Engels, em A Ideologia Alemã, irão provar que o homem como ser social e o primado da economia constituem as premissas para o conceito de ideologia. Uma vez que, todo fenômeno social é desdobramento de uma determinada formação econômica, o trabalho passa a ser o agente determinante na diferenciação entre o homem e o animal.
    Com a divisão social do trabalho, surge a repartição entre trabalho material e trabalho intelectual, assim como entre explorados e exploradores. Para Marx e Engels (2007) a dominação material de uma classe sobre a outra é dimensionada por meio de seu complemento necessário: a ideologia.
    A ideologia efetiva-se como expressão de uma classe – a burguesia –, em seu posicionamento limitado com as demais. Portanto, a burguesia necessita de um organismo regulador que assegure sua propriedade e seus interesses, fazendo uso, em último caso, da violência, mas preferindo a repressão por meio de ideias. Governar é o lema! Não um governo que busca a verdade, mas um governo que busca a adesão à ideologia burguesa.
    O proletariado, não possuindo meios de produção como o capitalista, vende a mercadoria que detém: força de trabalho contida em seu corpo vivo. Ao adquirir a força de trabalho, o capital adquire a capacidade de conservar-se e multiplicar-se. É um intercâmbio de equivalentes: força de trabalho por preço de trabalho. Nesta lógica, a universalidade e a igualdade do Estado Moderno, no modo de produção capitalista, realizam-se como desigualdade e dominação. Estamos diante, portanto, de uma formação ideológica.
    Em 1989, com a queda do muro de Berlim, surge um balizador na história de conflitos ideológicos. Com o enfraquecimento de um mundo marcado por ideologias a própria escola acaba sendo afetada. Se entendermos que a ideologia é uma concepção de mundo, não podemos esquecer que a educação faz parte dessa concepção.
    Outrossim, a ideologia como processo de subjetivação constitui os conceitos e valores particulares de um grupo social passados a todos como se fossem universais.
Historicamente o homem se constitui humano por meio da educação, que é também ideológica. Não há conhecimento desinteressado! Na contemporaneidade, ainda é comum nos depararmos com professores ideólogos mesmo entre os que proclamam que a ideologia é uma ideia vaga e ultrapassada.
    Segundo Severino (1986), o papel da educação está intrinsecamente vinculado ao desvendamento das relações que interligam o discurso pedagógico com o discurso ideológico. Nisso reside a afirmação de que a ideologia pode ser vista enquanto categoria explicativa do conhecimento humano.

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